Destaques

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Oração ao Divino Espírito Santo





Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
aquilo que devo dizer,
como eu devo dizê-lo,
aquilo que devo calar,
aquilo que devo escrever,
como eu devo agir,
aquilo que devo fazer,
para procurar a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
Ó Maria, Templo do Espírito Santo, ensinai-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso coração.
Amém

Autor: Cardeal Verdier 

terça-feira, 24 de abril de 2012

Pregação do dia 19/04/12

          Primeiramente gostaríamos de pedir desculpas, pelo atraso da publicação desta pregação e também justificar que as outras pregações feitas neste mês não estão disponíveis por problemas técnicos. Mas que já foram solucionados e que a partir de agora estão se normalizando!
          Esta pregação que estamos publicando agora foi feita no último Grupo de Oração (dia 19/04/2012) e foi ministrada por Lúcia Eutimia, coordenadora da Equipe de Intercessão de nosso Grupo. A Palavra meditada se encontra no livro do profeta Isaías, capitulo 45, versículos de 1- 11.
          Recomendamos que ouçam em oração esta pregação, que se inicia com a oração ao Espirito Santo, para que você possa experimentar todas as graças que Deus que realizar por meio dela. Que Deus abençoe!!!!


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Estar aos pés de Jesus



        Vamos meditar um pouco sobre este magnifico evangelho que a Igreja nos Propõe para esta Segunda Feira Santa. O evangelho de João 12,1-11.
       Vemos neste evangelho uma visita que Jesus faz à família de Lazaro, aquele que ele o ressuscitara. Jesus estava já a caminho de Jerusalém e passou a noite com seus discípulos na cidade de Betânia, na casa de Lazaro e suas irmãs.
        Contudo o que nos chama atenção é a postura de Maria, irmã de lazaro e Marta, de ficar aos pés Jesus, lavando-os com perfume. A palavra de Deus nos fala bem claro, que ela gastou meio litro de perfume de nardo, cujo preço era extremamente alto.
         Maria não poupou o que ela tinha de melhor, pelo contrário ele deu tudo o que tinha de melhor para Jesus. É o primeiro ponto que somos convidados a perceber nesta leitura: A darmos o melhor para Jesus. Não digo aqui de bens materiais, mas de nossa vida de forma em geral. Muitas vezes damos o resto para Jesus: "se sobrar um tempinho eu a Igreja" ," não posso parar para rezar agora pois estou atrasado" , " não vou rezar o terço pois estou cansado" e etc. Sempre arrumamos uma desculpa para não nos entregarmos por inteiro a Jesus. Não o damos o que temos de melhor, lhe damos o que resta,o que sobra de nós. O melhor nós damos para os nossos interesses pessoais, para a busca de bens e de coisas passageiras.
       Outro ponto muito bonito que contemplamos em Maria é a sua postura: estar ao pés de Jesus. Muitas das vezes não nos colocamos nesta atitude de humildade. Estar aos pés de Jesus é reconhecer quem Ele é e quem nós somos perante Deus. é colocar-se ao Seu inteiro dispor, é submeter-se a Sua vontade. Queremos muitas vezes o contrario que Deus esteja pronto para nos servir da maneira que queiramos e não percebemos que a lógica é o contrario. Estar aos pés de Deus nos garante a maior e a verdadeira alegria !!!
          Contemplamos no ato de Maria a preparação do corpo de Jesus à morte, ou seja , a embalsamação do corpo de Cristo, que não foi feita no calvário. É a atitude de Jesus que, de uma certa forma, se prepara para a sua dolorosa paixão.
Por fim a frase de Judas Iscariotes, o traidor , nos chama muito a atenção. Será que ele realmente estava preocupado com os pobres?
         Judas é o retrato das pessoas que não sabem reconhecer o entrega total das outras pessoas a Deus. São aqueles que criticam, debocham e não veem sentido na entrega "do melhor" ao serviço de Deus.
         Sua frase mostra apenas o seu egoismo, pois ele estava pensando em tirar vantagens na venda do perfume. Ele era o tesoureiro dos doze discípulos e cuidava da bolsa comum, ou seja, do dinheiro que era reservado ao sustento dos outros onze. Com a venda deste perfume, o dinheiro que ele doaria aos ( pois como disse ele é quem cuidava desta área) ficaria para ele. E não era pouco dinheiro!Vale ressaltar que ele traiu Jesus por muito menos, 30 moedas de prata, ou seja dez vezes menos que o valor deste perfume.
         Por isso somos convidados a meditarmos sobre este evangelho sob esta perspectiva: Será que estamos dando o nosso melhor a Deus? Temos a humildade de nos submetermos à sua vontade? Ou fazemos as coisas querendo levar vantagem, esperando algo em troca?
        Que Deus nos ajude a termos esta postura de Maria, que se faz humilde e serva. Que aprendamos a doar o nosso melhor, ou seja, nossa vida por inteiro à serviço de Deus, sem esperar algo em troca.
        Que o Senhor nos dê forças e coragem nesta missão e que nos abençoe para vivenciarmos profundamente esta semana.Amém.

domingo, 1 de abril de 2012

Espiritualidade do Domingo de Ramos





     Iniciamos hoje com toda a Igreja o início da Semana Santa, com a celebração do Domingo de Ramos. Mas por que esta celebração marca a abertura da Semana Santa? O que ela tem de diferente?

    Estes o aclamaram com "hosanas" e com ramos que pegaram pelo caminho. Dai vem o motivo de o domingo de hoje ser chamado de ramos, pois fazemos memória este momento tão importante da vida de Jesus. Sabemos que Jesus morreu em Jerusalém, cidade sagrada dada de presente por Deus a Davi e a seus descendentes. Poucos dias antes de sua paixão, ele entrou triunfalmente em Jerusalém montado em um jumentinho e foi aclamado pelos habitantes da cidade com Rei. 

      É um convite que a Igreja nos propõe a levarmos nossos ramos à Igreja para aclamarmos Jesus com Rei e senhor de nossa vida e de nossas famílias.

      Contudo o Domingo de Ramos, não apenas nos introduz cronologicamente aos acontecimentos que ocorrerão ao longo desta semana, mas nos convida a meditarmos sobre a Condenação e Morte de Jesus. Por isso os paramentos usados na celebração são da cor vermelha, cor que liturgicamente representa o sangue, o martírio.

      Podemos até definir que o grande foco da celebração de hoje é a Paixão de Cristo, Ápice do amor de Deus por cada um de nós. 
    Assim quando compreendemos o Domingo de Ramos, vivenciamo-lo de maneira muito mais viva e eficaz, pois compreendemos que por meio da celebração de Ramos, somos introduzidos aos mistérios desta Semana, acompanhando desde os primeiros passos de Jesus em Jerusalém, sem perdermos o foco de toda esta semana: o infinito amor de Deus que se Demonstra no Calvário, no lenho da Cruz.