Destaques

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Seminário de Vida no Espírito Santo - 5º Encontro: FÉ E CONVERSÃO


     Tivemos ontem em nosso Grupo de Oração o quinto encontro do Seminário de Vida no Espírito Santo e meditamos sobre o tema fé e conversão, partilhado  pela pregadora Vãnia Santos, da paróquia São Gonsalo.
      Vânia nos disse que a fé é graça de Deus e é o nosso alicerce firme que nos mantém de pé diante de   situações adversas. As tribulações e as dificuldades servem para fortalecer a nossa fé.
       Ela também nos ensinou que a conversão deve ser a nossa resposta de fé em Deus e deve gerar em nós frutos de Santidade, conforme nos ensina o Catecismo da Igreja Católica.
"Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade." Todos são chamados à santidade: "Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,48): 
Com o fim de conseguir esta perfeição, façam os fiéis uso das forças recebidas (...), a fim de que, cumprindo em tudo a vontade do Pai, se dediquem inteiramente à glória de Deus e ao serviço do próximo. Assim, a santidade do povo de Deus se expandirá em abundantes frutos, como se demonstra luminosamente na história da Igreja pela vida de tantos santos." ( CIC - § 2013)
        Esta pregação termina com uma belíssima oração de renuncia. Ouça com oração e exercite o dom expectante de sua fé. Que Deus lhe abençoe !!!


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Seminário de vida no Espírito Santo - 4º Encontro: JESUS SALVADOR

    
     Tivemos ontem o 4º encontro do Seminário de Vida no Espírito Santo, onde meditamos sobre Jesus, Salvador.
     Jesus é o salvador por excelência. Seu nome nos recorda a nossa salvação. Yeshua (Jesus em hebraico) significa " Deus Salva". Pela sua morte de Cruz, Jesus nos deu a graça da Salvação, cabendo a cada um de nós acolhe-la ou rejeitá-la.
     Partilhou sobre o tema a pregadora Rosi, do Vale do Jatobá. Ela nos ensina que precisamos morrer para as coisas do mundo para experimentarmos  a salvação. Ela nos ensina a vivermos a nossa vida na companhia de Jesus, a fim de trilharmos rumo a salvação.
    Que esta pregação produza em nós frutos de Salvação. Que Deus lhe abençoe.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Seminário de Vida no Espírito Santo - 3º Encontro: O PECADO

     

    Na última quinta-feira (16/08) tivemos o 3º encontro do Seminário de Vida no Espírito Santo, cujo tema foi: O pecado.
      O tema foi pregado por Wanderlei Alves, de Ibirité, pregador da Renovação Carismática Católica há 16 anos.
      Wanderlei afirmou que a Palavra de Deus traz as claras todas as nossas realidades, que nada é passa despercebido aos olhos de Deus e que ele nos aponta isso em sua Palavra. Além disso, o pecado tira de nós o gosto pelas coisas de Deus.
       Wanderlei também disse que é urgente que os cristãos católicos abram os olhos para não cair nas seduções do demônio e nos ensinou que só se vence o pecado orando. Também nos ensinou para pedirmos em nossas orações para que o Senhor toque aonde não conseguimos ir nem agir: no coração das pessoas por quem pedimos, a começa por nós mesmos.
      Pedimos desculpas por não termos disponibilizado esta pregação anteriormente. Que você possa ouvi-la em oração e aprender com ela como fugir do pecado em todas as circunstancias .
 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Seminário de Vida no Espirito Santo- 2º Encontro: O AMOR DE DEUS


      Realizou-se hoje o segundo encontro do Seminário de Vida no Espírito Santo e o tema que meditamos hoje foi " O AMOR DE DEUS". Quem partilhou sobre o tema foi o pregador Daniel Alves Pio, da paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos,  no bairro JK.
    Em  sua reflexão, Daniel nos mostrou que Deus é imutável, diferente de nós que mudamos continuamente, e que a melhor definição de Deus é amor. Ou seja, o amor de Deus é imutável. Para chegar a essa conclusão, Daniel tomou como base a Primeira carta de São João, capítulo 4 e versículo 7. Também relembrou a assembléia a declaração de amor à cada um de nós feita por Deus  no livro do profeta Isaías, capítulo 43, versículos 1-5a .
     Daniel  abordou ainda em sua pregação sobre a duração do amor de Deus ( Cf: Jer 31,3) , as condições que Deus exige para nos amar ( Cf: Is 56,10) e fez um paralelo para comparar o nosso amor ( o amor humano) ao amor de Deus ( Cf: Is 49,15-16).
     Além disso, ele deu resposta em sua pregação a uma pergunta que nos intriga: Por que Deus me ama ? 
Por fim terminou com uma belíssima oração a fim de proporcionar a todos que rezaram e vão rezar com ele uma experiencia intima e pessoal com o amor de Deus.
     Por isso ouça esta pregação em oração para que você também possa usufruir dos benefícios do amor de Deus em sua vida, em seu trabalho e em sua família. Vale a pena ouvi-la, pois Deus tem muito a nos falar e a nos ensinar por meio desta pregação!!!! Escutem-na com o coração!!!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A transfiguração do Senhor


Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles.   Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.  Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si, o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 

(Mc 9,2-10)
        Estamos celebrando hoje a  solenidade da Transfiguração do Senhor. Esta festa é muito importante para nós católicos, pois é o dia em que Jesus se revela aos seus apóstolos com toda glória e esplendor , mostrando-se como Deus.
       No evangelho podemos perceber vários aspectos que dão sentido a esta solenidade. Primeiro é que Jesus sobe com seus discípulos ao monte Sinai. Este monte é importante para os Judeus pois foi nele que Deus se manifestou a Moisés e lhe deu o decálogo, os 10 mandamentos. Outro aspecto importante do evangelho é que Moisés e Elias aparecem conversando com Jesus. 
      Moisés, que viveu aproximadamente 1270 anos antes de Cristo e libertou o hebreus da escravidão egípcia, representa a Lei. Elias que viveu 900 anos antes de Cristo, representa os Profetas do Antigo Testamento.
      A transfiguração,  nada mais é do que a prefiguração da Ressurreição de Jesus. Ele se mostra glorioso, radiante de luz, indicando momentaneamente sua glória, seu esplendor e sua luz   perpetuará para sempre através do sacrifício da Cruz.
     Olhando para a nossa realidade, somos convidados por esta festa a enxergar o Cristo como verdadeiro Deus. 
     Deus nos aponta Jesus como seu Filho muito amado e nos ensina  o caminho para também nós participarmos de sua glória na eternidade: Escutando o Jesus nos diz. 
     Só seremos capazes de contemplar a Deus em sua Glória e majestade quanto somos capazes de ouvir a sua Voz e de colocá-la em prática no dia-a-dia.   
     Quando ouvimos a Palavra de Deus com o nosso coração aberto somos capazes de perceber que Ele é o nosso refugio e nossa proteção.
      Muitas vezes queremos construir muitas tendas que nos dão a ilusão de segurança, proteção, prazer e não deixamos somos capazes de abandonar tantas coisas que achamos que são seguras para ouvir a voz de Deus.
      Quando estamos abertos a vontade de Deus Ele se torna a nossa tenda. Nós cobre em seu amor, nos protege e noas ampara. Ele nos alimenta e nos convidada a participarmos de sua glória.
       Que a sejamos capazes de ouvir a voz de Deus para que possamos também nós participarmos de sua Gloria!!!     

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Seminário de vida no Espírito Santo - 1º Encontro: O SEMEADOR

  
     Iniciou hoje o nosso Seminário de Vida no Espírito Santo. O tema de nosso primeiro encontro foi "O Semeador". O encontro foi animado por Iolanda e quem partilhou sobre o tema e orientou-nos foi a pregadora Maria Flor de Maio, da paróquia São Judas Tadeu.
       Flor de Maio tomou como base para expor o tema, o capitulo 8 do Evangelho de Lucas dos versículos de 4 à 15. Ela ressaltou a importância do Seminário de Vida no Espírito Santo na vida de um cristão e deu testemunho dos frutos recebidos no primeiro Seminário de Vida no Espírito que ela participou.
      Flor de Maio disse que os frutos do semente semeada por Deus vem da perseverança. Além disso, ela afirmou que a Renovação Carismática Católica pede que sejamos discípulos de Jesus, capazes de escutar atentamente a Palavra  e não apenas falarmos.   
      Escute, baixe e indique esta maravilhosa pregação. Ouça-la em oração e deixe que o solo do seu coração possa acolher esta semente que Deus semeia por meio desta pregação!